Pompoarismo, a palavra pode ser desconhecida para alguns, repleta de significados sexuais – ou pornográficos – para muitos, mas para quem decidiu experimentar a técnica milenar, o conceito é ampliado. A prática dos exercícios promete não só melhorar a vida sexual dos adeptos, mas prevenir a incontinência urinária e ajudar nas disfunções sexuais de mulheres e homens. No caso delas, principalmente, a dor na penetração e a falta de orgasmo. Para eles, o treinamento ajuda a aumentar o tempo entre a excitação e o gozo, tratando casos de ejaculação precoce.

Para as mulheres desenvolverem sua capacidade orgástica é necessário adquirir essa habilidade que envolve também a desinibição sexual, o conhecimento do próprio corpo, a interação com o parceiro e as condições psicológicas.

O pompoarismo proporciona vários benefícios para a saúde da mulher, mas principalmente para o autoconhecimento, controle e fortalecimento da musculatura do períneo e prevenção da incontinência urinária e fecal porque prepara o períneo para o parto e fortalece o canal após o parto. É imprescindível após a histerectomia (retirada do útero) e previne o prolapso uterino e da bexiga. O treinamento favorece o aumento do tônus muscular na região genital aumentando a lubrificação, a libido, a ejaculação feminina e diminuindo os sintomas da menopausa. 

Origem 
A prática do pompoar surgiu na Índia, há mais de 3 mil anos. Aperfeiçoada na Tailândia, a técnica foi popularizada entre as mulheres ocidentais na década de 1950 pelo ginecologista Arnold Kegel. 

Efeito 
A técnica pode fazer milagres por seu corpo. Com a prática correta, é possível alcançar altos níveis de controle da musculatura vaginal. Juntamente com as contrações, a mulher cria a consciência da sexualidade objetiva e obtém o seu domínio com a prática dos exercícios do assoalho pélvico. 
Com conforto
A recomendação é o uso de roupas confortáveis, como as que se usam em ginástica. Para as mulheres, calça ou bermuda de lycra e camiseta. Para o homem, bermuda e camisa.

Autoconhecimento
Baseada no controle da contração e do relaxamento dos músculos vaginais, a prática exige conhecimento do próprio corpo. Para isso, explore a região genital usando um espelhinho. Quando se sentir bem, passe a contrair e a relaxar a vagina, observando os movimentos no espelho. Primeiro, você deve conhecer o próprio corpo.  
Ficou na dúvida? 
Está com dificuldade para perceber como deve concentrar a força para contrair a vagina? Um exercício fácil pode ajudá-la: ao fazer xixi, interrompa o jato e conte até dez. Descobriu qual é o músculo a ser trabalhado?  
Os Acessórios 
No pompoar, a vagina recebe o nome de Yoni e o pênis de Ligam. Os acessórios auxiliam substituindo o órgão sexual masculino para dar à mulher a consciência da sua musculatura. Entre eles, estão os vibradores clitorianos, vibradores do Ponto G, próteses, bolinhas e colares tailandeses. Não é toda mulher que pode ou precisa utilizar esses acessórios. Por isso, é importante a avaliação individual e o resgate da história do períneo de cada mulher. Todo o objeto que é usado dentro da vagina e por um tempo prolongado tem risco de provocar infecções. Por isso, a limpeza do material é muito importante.
Conheça nossa completa linha de Acessórios para Pompoarismo, clique na imagem e confira.