Quem nunca passou pela dificuldade em falar com o cliente? Você sabe falar muito bem sobre o produto, mas a sua maior dificuldade é no primeiro contato por telefone? Ou ainda qual seria a abordagem para iniciar o assunto com a pessoa e prender a atenção dela?
Pessoal, o ramo de vendas é uma atividade onde temos que sair, diariamente, da zona de conforto e achar o leão do dia pra matar. Então fique ligado nas dicas simples, a seguir:
- Tenha um objetivo maior: Se lembre pelo que você está lutando, família, status, contas atrasadas, carro novo… vale qualquer coisa.
- Conheça seu produto: Descubra as utilidades e onde seu produto irá ajudar o cliente, vá com o discurso preparado!
- Organize-se: Leve tudo que precisa, como se seu cliente fosse fechar no ato… E faça de tudo pra que isso aconteça.
- Gere simpatia: Não adianta chegar com cara de preocupado ou não cumprimentar cada pessoa que ver na empresa, seja simpático com todos. Você se sentirá mais calmo.
- Pule na piscina: Não pense o que pode dar certo ou o que pode dar errado, você já sabe nadar, então pule de cabeça.
Tendo o conhecimento do produto e do perfil provável do cliente podemos conduzir a conversa de uma maneira que seja benéfica para nossa venda, para isso, temos que começar responder às três perguntas na cabeça do cliente no momento da abordagem:
- Quem é essa pessoa?
- O que ela quer?
- Por que devo ouvi-la?
- Quem é esta pessoa?
Neste momento você deve se identificar e fazer com que seu cliente goste de você. Pesquisas (e o bom senso) nos dizem que compramos mais de quem gostamos então como vamos nos identificar já causando uma boa impressão.
Entusiasmo: Demonstre que está feliz por poder servir ao cliente no seu tom de voz, sorriso e postura corporal.
Cumprimento: “Bom dia | Boa Tarde | Boa Note” Cumprimentar é um ato universal que denota educação.
Identificação: “Eu sou o André, e você é?” Quando nos identificamos e perguntamos o nome quase a totalidade das pessoas responde automaticamente seu nome. Para o caso das pessoas que não respondem o nome, pule para o próximo passo.
Entusiasmo: Demonstre que está feliz por poder servir ao cliente no seu tom de voz, sorriso e postura corporal.
Cumprimento: “Bom dia | Boa Tarde | Boa Note” Cumprimentar é um ato universal que denota educação.
Identificação: “Eu sou o André, e você é?” Quando nos identificamos e perguntamos o nome quase a totalidade das pessoas responde automaticamente seu nome. Para o caso das pessoas que não respondem o nome, pule para o próximo passo.
- O que ela quer?
Toda a venda deve trazer uma vantagem para o cliente, ou seja, o cliente só irá comprar algo que traga vantagens a ele. E é isso que devemos informar aqui.
- Por que devo ouvi-la?
Este é o momento que o cliente decide se nos dará atenção ou irá nos pedir para ir embora ou mandar ligar depois, mandar um e-mail, etc…
Se você conseguiu apresentar-se bem até aqui, com uma bela frase dizendo o que você quer, agora é hora de relacionar dados úteis ao futuro cliente para que ele tenha a certeza que compensa te ouvir.
Parece simples, não é? Que tal começar a mudar hoje mesmo a sua abordagem? Sucesso e ótimas vendas!
Se você conseguiu apresentar-se bem até aqui, com uma bela frase dizendo o que você quer, agora é hora de relacionar dados úteis ao futuro cliente para que ele tenha a certeza que compensa te ouvir.
Parece simples, não é? Que tal começar a mudar hoje mesmo a sua abordagem? Sucesso e ótimas vendas!
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